sexta-feira

Tornear madeira

Prof. Riverson Tobias do Vale.

Peças de madeira torneadas.



            Madeira torneada teve um lugar definido no mundo comercial para muitos anos.  É usado em várias formas para fazer peças de mobiliário e de mobiliário, construção acabamento de peças, ferramentas, brinquedos, parafernália atletismo e muitos outros artigos úteis e belas de uso comum.

            Quando devidamente ensinado nas escolas é um dos tipos mais valioso de instrução.  Ele apela para os alunos mais do que qualquer outro tipo de trabalho manual, pois incorpora a peça e elementos de trabalho.  É muito interessante e fascinante e, nas mãos de um instrutor qualificado, é facilmente correlacionados com outros trabalhos.

            Madeira torneada dá uma experiência de aluno preliminar necessária para tornar padrão e loja de máquinas de trabalho.  Ele põe em jogo o elemento científico, demonstrando as leis que regem os organismos giratória.  Em trazer o cinzel em contato com a superfície rotativa, o princípio matemático do "ponto de tangência" é ilustrado.  Técnica excelente ferramenta é desenvolvida em madeira torneada como sobre a exatidão de cada movimento depende o sucesso do operador, e qualquer pequena variação vai estragar um pedaço de trabalho.  Isso traz uma correlação muito próxima das atividades mentais e motoras e também dá ao aluno uma oportunidade para observar e pensar durante o trabalho. 
            Quando sua ferramenta faz uma "corrida", ele deve determinar o motivo e descobrir por que um determinado resultado é obtido quando o cinzel é realizada em uma determinada posição.  Certos cortes devem ser totalmente dominado, e é preciso uma boa dose de experiência e confiança absoluta em si mesmo em manipular as ferramentas antes que seja possível tentar o trabalho em tempo hábil.  Se raspar é permitido o valor educativo do trabalho é perdido


             Em madeira torneada um vasto campo para o design e modelagem é aberto, e arte e arquitetura podem ser correlacionados.  O aluno vai ver por si mesmo a necessidade de variedade nas curvas e deve usar seu julgamento na determinação de curvas que são tão harmonioso e agradável que eles se misturam.  Se devidamente ensinados a beleza nas ordens de arquitetura pode ser trazido para fora na confecção do filé, pérola, scotia, enseada, etc
            Um sentimento de importância está animado em um menino quando ele vê suas mãos moldar materiais em objetos de forma agradável.  Madeira torneada adequadamente ensinado desperta o senso estético e cria um desejo do belo.  O menino ou o homem que aprendeu a fazer curvas graciosas e clean-cut filetes e contas nunca ficará satisfeito com efeitos desajeitado que são característicos do trabalho comercial barato, feito apenas para vender.

 Sucesso em transformar depende do seguinte:
 


1.  Cuidado de torno mecânico, ferramentas, seleção de materiais;
2.  Estudo dos elementos científicos de ;

            a.  Corpos rotativos.
            b.  Pontos de tangência.
            c.  Estudo dos resultados através de um raciocínio e observando.
 3.  Desenvolvimento da técnica e exatidão.
 4.  Correlação de atividades mentais e motoras.


O TORNO

             Os tamanhos de tornos são dados como 10 ", 12", etc Estes números denotam o diâmetro ou tamanho, da maior parte do trabalho que pode ser ligado a eles.  A medição é feita a partir do ponto central do centro ao vivo para a cama do torno (geralmente 5 "ou 6") e é metade do diâmetro do círculo inteiro.  O comprimento de um torno mecânico é determinado pelo comprimento de uma peça de trabalho que pode ser transformado.  Esta medição é feita a partir dos pontos dos centros vivos e mortos quando o estoque cauda é atraída de volta toda a extensão da cama torno.  Fig.  1 mostra um torno de viragem com dezesseis partes principais nomeados.  O estudante deve aprender os nomes dessas peças e familiarizar-se com a função específica de cada um.


 

  CUIDADOS DO TORNO

             O torno deve ser lubrificada a cada dia antes de começar.  No final do período o torno deve ser escovado limpa de todos os chips e aparas, após o que deve ser raspado com um pedaço de lixo ou pano para remover todo o óleo excedente.  Todas as ferramentas devem ser limpas e colocar em seus devidos lugares.  Se um aluno descobre que seu torno não está funcionando como deveria, ele deve primeiro chamar a atenção do instrutor para esse fato, antes de tentar ajustá-lo, e só então tais ajustes devem ser feitos como o instrutor dirige.

 VELOCIDADE DO TORNO

           A velocidade do torno deve variar 2400-3000 rotações por minuto quando o cinto está no menor passo da polia cone.  Neste ações velocidade de até 3 "de diâmetro pode ser transformado com segurança. Stock de 3" a 6 "de diâmetro deve ser ligado a etapa de segunda ou terceira, e todo o estoque com mais de 6" na última etapa.  A velocidade com que um torno mecânico deve ser executado depende inteiramente da natureza do trabalho a ser feito eo tipo de material utilizado.  Peças que não podem ser centrada com precisão e todos colados-up trabalhar com cantos ásperos deve ser executado lentamente, até que todos os cantos são tirados eo estoque corre verdade.  Em alta velocidade a força centrificial em tais partes é muito grande, fazendo com que o torno a vibrar, e há uma possibilidade de a peça que está sendo jogada a partir do torno mecânico pondo assim em risco o trabalhador, bem como aqueles em torno dele.  Após a execução de ações é verdade que a velocidade pode ser aumentado.


DIÂMETRO DE POLIAS.

           Suponha que um motor funciona 1500 RPM e está equipado com um 4 polia ". Suponha também, um eixo principal deve executar 300 RPM

 Então, 1500: 300:: x: 4;
 Ou, 300x = 6000,
 x = 20, ou o diâmetro da polia grande sobre o eixo principal.

Suponha novamente que um eixo de linha funciona 300 RPM, e um contador de eixo 600 RPM O eixo tem um contador de 4 polia "de diâmetro. A polia sobre o eixo de transmissão deve, então, têm um diâmetro de 8".
 300: 600:: 4: x;
 Ou, 300x = 2400,
 x = 8 "

Suponha que a polia no eixo do cone contador funciona 600 RPM, uma politriz corre 2.200 RPM, quando conectado com a polia pequeno cone que tem um diâmetro de 3 "A polia cone grande tem então um diâmetro de 11"..
 600: 2200:: 3: x
 Ou, 600x = 6600;
 x = 11 "

 REGRAS PARA ENCONTRAR AS VELOCIDADES E TAMANHOS DE POLIAS

 1.  Para encontrar o diâmetro da polia motriz:
 Multiplique o diâmetro da impulsionado pelo número de revoluções que deve fazer e dividir o produto pelo número de revoluções do driver.  (20 x 300 = 6000;. 6000 ÷ 1500 = 4 "- Diâmetro da polia do motor)

 2.  Para encontrar o diâmetro da polia movida:
 Multiplique o diâmetro do condutor pelo número de revoluções e dividir o produto pelo número de rotações do motor.  (4 x 1500 = 6000;. 6000 ÷ 300 = 20 "- diâmetro da polia movida)

 3.  Para encontrar o número de voltas da polia conduzida:
 Multiplique o diâmetro do condutor pelo número de revoluções e dividir pelo diâmetro do conduzido.  (4 x 1500 = 6000;. 6000 ÷ 20 = 300 - revoluções da polia movida)

 PONTOS DE CONFIGURAÇÃO E TORNO

                   O eixo do contador deve ser cerca de 7 cm acima do torno mecânico.  A distância de 6 'do centro do eixo do centro do eixo é suficiente.  Na definição de um torno mecânico ou a suspensão de um eixo de enfrentá-la é necessário que ambos sejam de nível.  O eixo do contador deve ser paralelo ao eixo de transmissão.  Quando o eixo na posição do contador é um fio de prumo deve ser pendurado a partir do cone do eixo contra o cone do eixo; o torno deve ser ajustada para que o cinto vai rastrear entre as duas polias cone.  O eixo do torno deve ser paralela à do eixo do balcão.  O torno, no entanto, não precisam ser diretamente abaixo do eixo do contador como o cinto será executado em um ângulo bem como perpendicular.




  
FERRAMENTAS MADEIRA TORNEADA

Um kit de madeira torneada deve consistir de uma cada uma das seguintes ferramentas.  Fig.  2 mostra a forma geral dessas ferramentas.
 1 ¼ "Gouge
 ¾ "Gouge
 ½ "Gouge
 ¼ "Gouge
 1 ¼ "Skew
 ¾ "Skew
 ½ "Skew
 ¼ "Skew
 ⅛ Ferramenta Parting "
 ½ Nariz "Round
 ¼ Nariz "Round
 ½ Nariz "Square
 ¼ Nariz "Square
 ½ ponta de lança "
 ½ "Right Skew
 ½ "Left Skew

 Deslizamento de pedra com bordas arredondadas
 6 "Calipers Fora
 6 "Calipers Dentro
 8 "Divisores
 12 Regra "
 ½ pt.  Oil Can
 Escova de bancada


 Ferramentas de torneamento.

             O cinzel está afiada igualmente em ambos os lados sobre essa ferramenta de ponta devem formar um ângulo de aproximadamente 20 ° com uma das bordas.  A inclinação é usado no corte de ambos para a direita e para a esquerda, e, portanto, deve ser chanfrada em ambos os lados. 
    
             O comprimento do chanfro deve ser igual cerca de duas vezes a espessura do cinzel no ponto onde está afiada.  Na moagem do chanfro, o cinzel deve ser mantido de modo que a aresta de corte será paralela ao eixo da roda de esmeril.  A roda deve ser cerca de 6 "de diâmetro, pois isso vai deixar o chanfro terreno ligeiramente oco fresco o cinzel na água, ocasionalmente, quando se utiliza um esmeril seca Caso contrário, a roda vai queimar o cinzel, tirando o temperamento.

            O metal será suave e a borda não vai ficar de pé. Deve haver cuidado que o bisel mesmo é mantido de modo que ele vai ser moída uniformemente oco. A borda áspera deixada pela roda de esmeril deve ser aguçado com um deslizamento de pedra, segurando o cinzel sobre o lado plano da pedra de modo que o dedo do pé e calcanhar do bisel são igualmente em contacto com ele. Rub primeiro de um lado e depois do outro.

             A borda fio é, portanto, esgotou rapidamente porque não há nenhum metal a ser desgastada no meio dos chanfros. O cinzel é nítida quando a borda, que pode ser testado por desenhá-lo sobre a unha do polegar, é suave e vai tomar posse por igual em toda sua extensão. Se qualquer borda fio permanece deve ser despertado novamente.

EIXO

             Giro do eixo é o termo aplicado a todo o trabalho feito em um torno mecânico na qual o material a ser trabalhado é mantido preso entre os centros vivos e mortos.  Existem dois métodos de uso comum em madeira torneada: primeiro, a raspagem ou padrão-makers método "e, segundo, o método de corte. 

             Cada um tem suas vantagens e desvantagens, mas é necessário que ambos ser aprendido, a fim de desenvolver uma turner bem arredondadas.  Cuidado deve ser exercido, no entanto, que cada método ser usado em seu devido lugar.  O primeiro é mais lento, mais difícil na vanguarda de ferramentas, e menos habilidade é necessária para obter trabalho preciso, o segundo é mais rápido, mais fácil na vanguarda de ferramentas ea precisão dos resultados obtidos depende da habilidade adquirida. 

              Como habilidade é a única coisa mais procurados no trabalho do ensino médio, o uso do método de corte é defendida inteiramente para todos os fusos transformando e, com poucas exceções, mas, para o rosto placa e chuck viragem.

 AO CENTRO

              Se a madeira para ser transformada é quadrada ou retangular em forma a melhor maneira de localizar o centro é desenhar diagonais em todo o final do estoque.  O ponto de intersecção localiza o centro.





FIXAÇÃO DE AÇÕES NO TORNO.
                    Tomar o centro do eixo ao vivo e com um malho de madeira conduzir o estímulo profundo na madeira.  Nunca dirija a madeira para o centro ao vivo, enquanto no fuso porque ferimentos graves pode ser feito a máquina por tal prática.  Quando a madeira extremamente rígido está sendo usado, é uma boa prática para fazer cortes viu ao longo das linhas diagonais e um furo no cruzamento, permitindo assim que o estímulo para entrar na madeira mais livremente. 

                     Petróleo a outra extremidade da madeira, mantendo-o em posição vertical, e dar o óleo a chance de penetrar na madeira.  Em seguida, substitua o centro vivo tomando o estoque e centro e forçando-o no eixo por um impulso repentino da mão.  O estoque da cauda é, então, mudou-se cerca de ½ "a 1" a partir do final da peça a ser transformado, tendo o eixo da cauda bem para trás no estoque da cauda.  O estoque da cauda é, então, preso à cama torno.  Vire a cauda volante de ações até que a madeira é mantido preso.  Trabalho a polia cone de mão, ao mesmo tempo, de modo que o copo ou o centro de mortos será forçado profundamente na madeira, tão profundamente que o centro vivo não vai continuar a girar.  Agora vire o eixo morto de volta até o eixo ao vivo começa a girar livremente e fixe o jejum do eixo morto.






REGULAÇÃO DA FERRAMENTA.

            Horizontalmente o resto ferramenta deve ser definido sobre ⅛ "a partir do canto mais distante projeção da madeira e deve ser reajustado, ocasionalmente, como o estoque diminui de tamanho. A altura vertical varia ligeiramente de acordo com a altura do operador. É ainda com o centro de o eixo de uma pessoa baixa; ⅛ "acima para uma pessoa média, e ¼" acima para uma pessoa alta Enquanto o estoque está em sua forma quadrada o resto ferramenta nunca deve ser ajustado enquanto a máquina estiver em movimento não há. perigo de pegar o resto dos cantos e jogando as ações da máquina. Também ver que tudo é apertado apertado antes de iniciar o torno.





 Posição do operador

            O operador está firmemente no chão para trás distante o suficiente do torno mecânico para lhe permitir passar as ferramentas da direita para a esquerda na frente do seu corpo, sem alterar a posição dos pés.  Pode ser considerado conveniente para transformar um pouco, trazendo o lado esquerdo do corpo um pouco mais para o torno.  Em nenhum caso, porém, deve ser trazido as ferramentas em contato com o corpo como a operação de corte da direita para a esquerda deve ser realizado por um movimento dos braços sozinho e não o balanço do corpo.

            Todas as ferramentas devem ser mantidas com firmeza, mas não de forma rígida.  A mão direita deve agarrar a alça no extremo por duas razões: primeiro, para dar alavancar tanto quanto possível, para que a ferramenta não será lançada das mãos para o caso de pegar na madeira, em segundo lugar, uma ligeira hesitação a mão não vai causar variação tanto nos cortes como quando realizada até mais perto do resto.  A mão esquerda deve agir como um guia e deve ser realizada sobre a ferramenta, perto da ponta.  O dedo mínimo e parte de trás da palma da mão deve tocar o resto ferramenta garantindo um movimento constante.  A mão esquerda não deve entender a ferramenta a qualquer momento.

PROCESSOS DE INSTRUMENTO EM EIXO


 1.  DESBASTE.
            Coloque o gouge sobre o resto para que o nível está acima da madeira e da borda de corte é tangente à circunferência ou da superfície do cilindro.  A alça deve ser mantida bem abaixo.  Rolar a arrancar mais um pouco para a direita de modo que ele vai fazer um corte de corte em vez de um corte de raspagem.  Esta rolando da ferramenta também lançará os chips da operadora. Em seguida, levante a alça lentamente, forçando a ponta profundidade suficiente na madeira para remover todos ou quase todos os cantos, no final do trabalho que está sendo transformada.  Este corte é iniciada cerca de ¾ "a partir do final ponto morto.            

         Trabalho de volta outra ¾", movendo-se para o centro ao vivo e fazer um segundo corte, e assim sucessivamente até todo o comprimento do cilindro é ido mais.  Este método de remoção de cantos devem ser sempre seguidas para evitar qualquer possibilidade de quebrar um pedaço grande do estoque, com o conseguinte risco para o trabalhador.
            A ferramenta pode ser trabalhada de um lado para o outro, recebendo uma justa-superfície lisa, regular, ligeiramente acima do diâmetro necessário.  No entanto, não começa a correr no limite do final do cilindro.  É melhor começar a cerca de 2 "de um lado e trabalhar para o outro, e depois inverter e trabalhar para trás.
 A ferramenta também deve ser realizada em um leve ângulo para o eixo do cilindro, com o ponto de corte sempre no avanço da alça.


2.      CALIBRAGEM
            Definir as pinças para o diâmetro necessário do cilindro.
            Com um pequeno furo realizada nos sulcos mão direita raspar cerca de 1 "à parte, segurando as pinças na mão esquerda perpendicular ao cilindro e medir os cortes como eles são feitos. A raspagem deve continuar até as pinças passará facilmente sobre o cilindro. Será assim enquanto raspando a trabalhar a alça do gouge um pouco de lado a lado para que o nariz tem mais folga. Isto irá prevenir a peça que está sendo transformada a partir de tagarelar ou vibrando.
            Os estribos será ligeiramente arqueadas por entrar em contacto com o estoque rotativo, mas esse erro de diâmetro serão removidos pelo corte de acabamento que remove essas marcas a partir do cilindro acabado.

 3.  SMOOTHING
            Lay o cinzel inclinação sobre o resto com a ponta acima do cilindro e em um ângulo de cerca de 60 ° para a superfície.
            Tirar lentamente o cinzel para trás e ao mesmo tempo, levante a alavanca até o cinzel começa a cortar cerca de ¼ "para ⅜" a partir do calcanhar.  O primeiro corte é iniciado a partir de 1 "a 2" de cada lado e é empurrado para o fim próximo.  Em seguida, começar no primeiro ponto de partida e corte em direção à outra extremidade.  Nunca se deve iniciar no final para fazer um corte que há perigo de que o cinzel vai pegar e fazer com que a madeira para dividir ou que o cinzel será rasgado das mãos.
            O primeiro corte tira os solavancos e anéis deixada pelo gouge, e leva o estoque baixo assim um pode ver onde a raspagem de tamanho foi feito.  Em seguida, tomar o último corte e remover todos os vestígios destes, deixando o cilindro perfeitamente lisa e do diâmetro exigido em cada extremidade.  Teste do cilindro de precisão com uma borda em linha reta.

3.      TESTE DE SUAVIDADE.

            Em testes de lugar suavidade a palma da mão, com os dedos estendidos em linha reta, levemente na parte de trás do cilindro oposto ao resto da ferramenta.  Esta posição vai evitar qualquer possibilidade de a mão sendo desenhada entre o cilindro eo resto.

4.      MEDIÇÃO DE COMPRIMENTO (RULE E LÁPIS).

           Segure a extremidade traseira da regra na mão esquerda e coloque-o sobre o resto ferramenta para que a borda frontal é quase em contato com o cilindro giratório.
            Com um lápis afiado marcar o comprimento necessário, a partir do final ponto morto.  A primeira marca deve ser apenas o suficiente na no cilindro para garantir o corte além do ponto do centro morto.  Isso vai deixar todo o estoque excedente no final center viver onde ela é necessária, porque, se não estoque suficiente é deixado em este fim, há o perigo de atingir o centro de estimular a viver com a ferramenta e de ferir o cinzel e talvez o trabalho.
            No caso de várias medições devem ser feitas, como em alguns dos exercícios seguintes, a regra não deve ser movido até que todos estão marcados.  Isto irá assegurar um trabalho mais preciso do que se a regra de ser alterado várias vezes.

5.      QUADRATURA .
           Esta operação é feita com o dedo ou ângulo agudo do ½ "ou ¼" chisel inclinação.
            Coloque o quadrado cinzel sobre o resto da ferramenta.  Passe a alça para fora do cilindro de modo que o grind, que forma a ponta, ao lado do estoque é perpendicular ao eixo do cilindro.  O calcanhar do cinzel é, então, ligeiramente inclinada do cilindro a fim de dar clareza.  Levante a alavanca e empurre o dedo do cinzel para o estoque de ⅛ "fora da linha que indica o final do cilindro. Balanço a alça ainda mais distante do cilindro e cortar uma meia V. Isso vai dar folga para o ponto de cinzel e evitar a queima.   Continue esta operação em ambas as extremidades até que o cilindro é cortado para cerca de 3 / 16 "de diâmetro.
            O restante ⅛ "é então removido tomando cortes muito finos (cerca de 1 / 32") segurando o cinzel como o primeiro indicado.  Após cada corte é feito no final devem ser testados para perpendicularidade segurando a borda do cinzel sobre a extremidade do cilindro.
            Este é um corte fácil depois de ser dominado, mas é um dos mais difíceis de aprender.  Caso o operador perca o controle da ferramenta e permitir que qualquer outra parte do que o ponto de toque no cilindro, uma corrida ou rasgando da madeira serão causados.



MAIS INFORMAÇÂO SOBRE TORNEAR MADEIRA.

http://tecnicasdemarcenaria.blogspot.com.br/2013/11/tornear-madeira.html



5 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=OoS7jBHDy8U&feature=feedlik

    oh q daora

    ResponderExcluir
  2. Por gentileza sou novo no ramo e tenho como hobby e gosto muito mas gostaria muito de saber como faço pra deixar as peças brilhante lindas como as que voces fazem .que sera voces usam que não encontro em lugar nenhum....agradeço se responderem...abcbande@gmail.com.

    ResponderExcluir
  3. lixa fina de seguida as aparas de madeira e por fim cera ou oleos.....

    http://bucosantos.com/loja-online/ferramentas

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, gostaria de pedir sua ajuda!
    Meu pai era marceneiro, porém sofreu um AVC há três meses e está de cama.
    Eu preciso muito vender o torno dele, mas não sei quem procurar.
    Você poderia ajudar indicando essa venda para alguém?
    https://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/agro-e-industria/maquinas-para-producao-industrial/torno-de-madeira-c-copiador-marca-cinfer-excelente-estado-650721763

    ResponderExcluir