quinta-feira

TRANSPORTE E MOVIMENTAÇÃO DE CHAPA MDF E MDP


Prof. Riverson Tobias do Vale.
  • QUAIS OS PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS PELOS MARCENEIROS NESSES QUESITOS?
A movimentação de carga em cada indústria moveleira tem suas peculiaridades nos principais tipos de produção de móveis:  sob medida, série e planejado/modular.
A produção sob medida tem uma variação grande de projetos consequentemente vai se trabalhar com diversificação de material, tendo mais movimentação de chapas e aumentando os riscos de peças descartadas.
A produção seriada e planejado/modular já segue um padrão de movimentação mecânica ou automatizada, desde a chegada e internamente, isto diminui erros de descarregamento, transporte e armazenagem.
Mas cada empresa segue a linha que mais se adapta a ele.
Recebimento (descarregamentos mdf/ mdp).
-  Ao descarregar verificar se as chapas não estão riscadas nas faces, amassadas ou lascas nas extremidades devido à má amarração da carga.
Transporte
- O manuseio com luvas, quando transportados no vertical uso de dispositivo de segurança (risco de queda).
- Movimentação sempre em duas pessoas, quando não tem o auxílio de sistema de movimentação de chapas.
- A movimentação de grandes quantidades o uso de empilhadeira.
Armazenagem.
- As chapas quando estocadas na horizontal devem estar em uma plataforma nivelada (evitará empenamento) e não tenham contato como chão.
- O armazenamento na horizontal, os topos não devem ter contato com umidade.

  • O que pode ser evitado para diminuir os danos?
          - Sempre empilhar chapas dos mesmo tamanho e  espessura
          - No fardo não colocar chapas de padrão diferente
  • Dicas para o empilhamento
          - As chapas devem ser mantidas em pallets do mesmo tamanho com a menor distancia possível distância máxima de 60 cm entre os calços.
  • Como deve ser o local de armazenamento?
- Local com circulação de ar, não incida sol diretamente para evitar deformações e empenamentos protegido de umidade.
  • Locais muito quentes/frios

Ambiente quentes provoca perdas de umidade maior na face exposta, ocorrendo desequilíbrio da chapa, podendo gerar empenamento.


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